Hérnias Inguinais

Hérnias Inguinais

Em meados de 1990 um cirurgião chamado Lichsteinsten mudou para sempre a história do reparo dos defeitos da parede abdominal ao desenvolver um material capaz de evitar a volta de hérnias que não seria possível nas técnicas sem o uso de tela. Estava criado a herniorrafia com tela também conhecida como a técnica de Lichteinsten.

Mas O que é Hérnia?

Hérnia é um enfraquecimento de uma ou mais camadas da parede abdominal que leva a passagem de órgãos abdominais através de um orifício.

Onde ocorrem?

Hérnias podem aparecer em diversos locais do organismo. As hérnias que ocorrem na junção da perna com o corpo são chamadas de hérnias inguinais ou femorais. As hérnias inguinais são localizadas em uma posição mais alta acima de uma estrutura chamada de ligamento inguinal. Normalmente estas hérnias levam a formação de um saco herniário que pode conter um pedaço do intestino ou gordura que deveriam estar dentro do abdome. Essa gordura abdominal é chamada de omento. Na mulher o saco herniário pode inclusive conter órgãos reprodutores.

Como devo suspeitar se eu tenho uma hérnia?

Nem sempre as hérnias levam a sintomas e somente podem ser detectadas pelo exame do médico mas quando tem sintomas os mais comuns são:

  • Uma tumoração ou caroço sentido na região inguinal / bolsa escrotal
  • Uma região endurecida e dolorosa principalmente quando ocorre aumento da pressão abdominal ao realizar esforço físico, tossir ou caminhar.
  • Protuberâncias inguinais que desaparecem ao deitar e aparecem ao caminhar.

O que eu devo fazer?

Em algumas hérnias é possível colocar a tumoração de volta para o abdome de forma cuidadosa mas em alguns tipos a hérnia se torna muito dolorosa ou em algumas profissões que exigem força a tumoração pode atrapalhar a execução do trabalho.

Quais são os riscos?

O maior risco em uma hérnia chama-se estrangulamento. O intestino ou gordura abdominal podem ficar presos e sem sangue após algumas horas dentro da hérnia podendo fazer com que seja necessário uma cirurgia maior para além de corrigir o defeito da hérnia em urgência também possa avaliar se danificou algum órgão abdominal. Se você sentir dor forte no local da hérnia e sentir que ela ficou presa sem conseguir voltar para o abdome procure imediatamente o médico.

Quando devo operar?

O ideal é procurar o médico para ele avaliar se há necessidade de realizar ou não cirurgia mas normalmente a maioria das hérnias precisa de cirurgia eletiva / programada.

Como é a cirurgia de Hérnia?

É feito uma incisão próxima a hérnia e colocado de volta no abdome o intestino ou a gordura, o cirurgião identifica onde está o enfraquecimento e fecha o local impedindo das estruturas abdominais saírem novamente por aquele local. Em muitos casos é necessário colocar uma tela. A tela serve como reforço da parede abdominal para ajudar a região ficar mais resistente.

Em quanto tempo posso voltar as minhas atividades habituais?

A recuperação de acordo com o tipo de hérnia é diferente mas na maioria dos casos não atrapalha as atividades do dia-a-dia.

Endereço da Clínica

Centro Médico San Pietro
Rua Montevidéu, 720, Sala 104
Prata, Campina Grande - PB

Nosso Contato

Clínica: (83) 3331-2215

Siga-nos no Instagram

@drgustavodealmeida

Mantenha Contato

atendimento@gustavodealmeida.med.br